O registo no sistema e posterior acesso ou autenticação são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 5MB)
  • URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto está escrito de acordo com as normas do tipo de texto em que se inscreve.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.
  • A identificação de autoria deste trabalho foi removida do documento e da opção Propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista. As instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram, portanto, seguidas. O nome de todos os autores e o seu papel (aluno autor ou professor orientador) devem ser mencionados no passo seguinte (INCLUSÃO DE METADADOS).

    (ver tutorial sobre este processo)

  • A norma de referenciação usada foi a da APA (American Psychological Association), aqui explicitada.
  • O(s) jovens autor(es), estudantes do ensino não superior, assegura(m) que a autoria do trabalho é sua e que o papel do professor foi de orientação e correção.
  • O trabalho respeita os direitos de autor, referenciando corretamente todas as citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos.
  • A contribuição é original e inédita, e não está a ser avaliada para publicação por outra revista.
  • No caso de envolver indivíduos ou informação relativamente a eles, os autores obtiveram autorização para realizar o estudo (este item deve ser assinalado também no caso em que o estudo não envolveu outros e portanto não exigiu a autorização indicada).

Os trabalhos podem ser realizados individualmente ou em grupo.  Dada a sua complexidade, o aluno tem de ser orientado durante o  decurso do mesmo.


Todos os manuscritos são submetidos online através do site www.adolesciencia.ipb.pt Na primeira vez que se submete um artigo é obrigatório o registo, que não implica qualquer encargo. Se for sentida alguma dificuldade no acesso ao site, por favor contactem adolesciencia@ipb.pt


Os textos a submeter à revista devem seguir as normas de formatação da mesma, bem como as recomendações que se seguem (que serão recordadas aos autores no momento da submissão do trabalho):



  • As citações e referências bibliográficas adotadas por esta revista, que seguem de perto as indicadas na quinta edição do Manual de Publicação da Associação Americana de Psicologia, podem ser consultadas no documento que a seguir se apresenta. Só constarão na bibliografia os documentos que são citados ao longo do texto, o que significa que os que foram consultados, mas não são explicitados não figurarão na bibliografia final do trabalho.


Descarregar documento sobre citações, bibliografia, notas de rodapé...



  • Os textos submetidos à revista devem ser contribuições originais.

  • Os textos submetidos à revista não deverão estar em apreciação em nenhuma outra revista ou outro tipo de publicação.

  • Os autores dos artigos submetidos para publicação são responsáveis pelo respeito pelos direitos de autor e direitos conexos no que se refere a citações, transcrições, paráfrases ou elementos figurativos ou gráficos integrados nos textos. Qualquer problema legal neste âmbito é da total responsabilidade dos autores dos textos.


Ver Como evitar o plágio



  • Ao submeter trabalhos para publicação na revista, e após aceitação de publicação, os autores cedem o direito de publicação dos mesmos, mantendo integralmente a sua propriedade intelectual.

  • Todos os trabalhos submetidos à revista serão objecto de um processo de revisão anónimo, envolvendo no mínimo dois pareceres de especialistas. A decisão tomada acerca do trabalho, com base nos pareceres obtidos e na oportunidade da publicação, será transmitida aos autores.

  • A decisão de aceitação de um texto para publicação não implica que o mesmo seja publicado no número imediatamente subsequente.

  • Se o trabalho for indicado para publicação, o(s) autor(es) deve(m) enviar uma fotografia e uma pequena biografia sua (entre 30 a 60 palavras para cada autor).


 


Os trabalhos submetidos deverão integrar-se numa das seguintes tipologias/secções:


 


Artigos de Investigação & Práticas


 


Na secção Investigação & Práticas integram-se artigos e reflexões que versem sobre práticas de investigação. Os textos a enquadrar nesta secção devem incluir uma fundamentação e enquadramento teórico do estudo, uma questão de investigação, descrição e fundamentação da metodologia utilizada, referência às fontes, técnicas e instrumentos de recolha de dados e apresentação, análise e discussão de resultados/ reflexão abrangente e actual, que apresente os pontos de vista mais significativos no domínio em causa.


Todos os textos devem ser originais, não estar publicados nem em apreciação em outras publicações, devem conter entre 1200 e 3000 palavras (excluindo as referências e o resumo - 100 a 200 palavras) e devem respeitar as normas de redacção gerais e específicas estabelecidas para este tipo de trabalho.


 


Ver estrutura e critérios específicos


Ver modelo


Ver grelha de verificação


Recensão Crítica


A secção Recensão Crítica inclui textos de recensão de obras bibliográficas ou recursos digitais relevantes no contexto temático da revista e com actualidade. Os trabalhos submetidos a esta secção serão objecto de análise, selecção e de avaliação por pares. As propostas de recensões deverão ter um mínimo de 600 palavras e um máximo de 1200 palavras.


Aceitam-se também textos curtos sobre novidades editoriais e digitais devidamente fundamentadas. As propostas deverão ter um mínimo de 600 palavras.


Ver estrutura e critérios específicos


Ver modelo


Ver grelha de verificação


 


Entrevista


A secção Entrevista pretende publicar entrevistas realizadas a especialista em diversas áreas. Deve ser também entregue/submetido um documento que comprove que o entrevistado autoriza a publicação da entrevista nesta revista (ver anexo)


O texto deve incluir uma apresentação do entrevistado e um resumo dos assuntos abordados que evidenciem a pertinência do trabalho. O corpo da entrevista deve ter entre 800 e 2000 palavras.


Ver estrutura e critérios específicos


Ver modelo


Ver grelha de verificação


Ver documento para autorização de publicação da entrevista pelo entrevistado


 


Relato de Experiências


A secção Relato de Experiências pretende trabalhos que resultem de actividades desenvolvidas em contexto lectivo e/ou visitas de estudo. As propostas deverão ter entre 800 e 1500 palavras.


RELATÓRIO DE AULA DE CAMPO OU LABORATORIAL


Ver estrutura e critérios específicos


Ver modelo


Ver grelha de verificação


 


RELATÓRIO DE VISITA DE ESTUDO


Ver estrutura e critérios específicos


Ver modelo


Ver grelha de verificação


 


RELATÓRIO DE EXPERIÊNCIAS


Ver modelo


 


 


Sugestão de processo de construção do trabalho


Descarregar documento com sugestões processuais


- Informar-se sobre tipologia de trabalhos permitidos:




  • Ver os modelos de estruturação dos trabalhos admitidos na revista (especificados acima)

  • Ler alguns textos pertencentes à tipologia escolhida.


- Pesquisar



  • Consultar sítios e documentos fiáveis;


Ver sugestões de sites



  • Aplicar a grelha de avaliação de páginas Web;


Descarregar grelha de avaliação de páginas WEB



  • Tomar notas à medida que os documentos vão sendo lidos;

  • Registar todos os dados bibliográficos dos documentos consultados.


- Redigir o trabalho



  • Utilizar o modelo em Word disponibilizado no site da revista;

  • Respeitar as normas de refrenciação bibliográfica.


- Rever o trabalho



  • Utilizar a grelha de verificação disponibilizada no site para cada tipo de trabalho.


- Retirar a identificação dos autores do trabalho antes de submeter.


Ver tutorial sobre o modo de eliminar a identificação


- Submeter o trabalho no site da revista Adolesciência



  • Efetuar o registo;

  • Completar os requisitos exigidos para submeter com sucesso o trabalho;


Consultar tutorial de registo e submissão


- Reflexão sobre o trabalho realizado



  • Preenchimento de um inquérito no momento da submissão.