Laboratório de música: cantar para aprender

Main Article Content

Isabel Ribeiro Castro Pedro Caetano Ivan Costa Samuel Sequeira Patrícia Pinto

Resumo

No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na unidade curricular de Pedagogia da Música, do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do IPB percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para diferentes aptidões motoras, linguísticas e musicais. Autores como Gordon (2000), Castro (2003; 2004; 2011; 2012; 2013; 2014), Rodrigues (1997; 2005), Gonçalves (2006) entre outros reforçam que aprender música, através de canções, potencia o desenvolvimento e aprendizagem quer da linguagem, quer dos sinais musicais, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas. Deste modo propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora.

Article Details

##submission.howToCite##
CASTRO, Isabel Ribeiro et al. Laboratório de música: cantar para aprender. adolesCiência, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 13-26, mar. 2017. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/170>. Acesso em: 25 sep. 2017.
Palavras-chave
música, educação, projeto, canções, cantar
Secção
Investigação & Práticas