Laboratório de música: cantar para aprender
Main Article Content
Resumo
No âmbito da preparação de um projeto de investigação inserido na unidade curricular de Pedagogia da Música, do Mestrado de Ensino de Educação Musical no Ensino Básico, da Escola Superior de Educação do IPB percebemos que preparar canções para crianças pequenas compreendia diferentes etapas de aprendizagens e que as mesmas podiam contribuir para diferentes aptidões motoras, linguísticas e musicais. Autores como Gordon (2000), Castro (2003; 2004; 2011; 2012; 2013; 2014), Rodrigues (1997; 2005), Gonçalves (2006) entre outros reforçam que aprender música, através de canções, potencia o desenvolvimento e aprendizagem quer da linguagem, quer dos sinais musicais, ou mesmo da memória e outras aptidões cognitivas. Deste modo propomos apresentar um estudo de caso, com a aplicação de uma canção destinada a crianças e exemplificar as etapas da sua aprendizagem, enquanto processos para reforçar a língua materna, a géstica, o fraseado e a coordenação motora.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).