Projeto CiêTeL – Ciências, Tecnologia e Línguas

Main Article Content

Nuno Paula Santos Mariana Miranda Isabel Ramos Aldina Pereira

Resumo

Estando a sociedade atual alicerçada na Ciência e Tecnologia, qual o papel da Escola na promoção da literacia científica, tecnológica e nas competências da comunicação?

Com o intuito de promover o estímulo pelo ensino experimental das Ciências e, consequentemente, combater o insucesso e absentismo escolar, nasce em 2010, o Projeto - Aprendizagem pela Partilha, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tendo como prioridade a promoção do sucesso educativo e a prevenção do abandono, o referido projeto permitiu criar o Experimentário – um mini laboratório vocacionado para o desenvolvimento de atividades experimentais com os alunos do Pré-escolar e do 1ºCEB, aliando a sua curiosidade natural e gosto pela descoberta, identificando conceitos alternativos, utilizando novas tecnologias em prol do desenvolvimento de competências de comunicação. Neste relato de prática, usámos como ponto de partida o conto infantil “O João e o Pé de Feijão”, para formulação de problemas e desenvolvimento da metodologia investigativa/experimental. Perante o questionamento sistemático foram realizadas atividades experimentais com espécies vegetais de interesse alimentar e económico, de forma a garantir a compreensão de temas como célula e seus constituintes, fotossíntese, DNA, respiração, constituintes orgânicos, tropismos, ciclo de vida, biomonitorização e contextualização Ciência Tecnologia e Sociedade.

Article Details

Como citar
PAULA SANTOS, Nuno et al. Projeto CiêTeL – Ciências, Tecnologia e Línguas. adolesCiência, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 5-12, mar. 2017. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/190>. Acesso em: 01 dec. 2023.
Palavras-chave
Ensino – Ciências – TEIP – Línguas – Tecnologias – CTS
Secção
Investigação & Práticas