Projeto CiêTeL – Ciências, Tecnologia e Línguas
Main Article Content
Resumo
Estando a sociedade atual alicerçada na Ciência e Tecnologia, qual o papel da Escola na promoção da literacia científica, tecnológica e nas competências da comunicação?
Com o intuito de promover o estímulo pelo ensino experimental das Ciências e, consequentemente, combater o insucesso e absentismo escolar, nasce em 2010, o Projeto - Aprendizagem pela Partilha, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Tendo como prioridade a promoção do sucesso educativo e a prevenção do abandono, o referido projeto permitiu criar o Experimentário – um mini laboratório vocacionado para o desenvolvimento de atividades experimentais com os alunos do Pré-escolar e do 1ºCEB, aliando a sua curiosidade natural e gosto pela descoberta, identificando conceitos alternativos, utilizando novas tecnologias em prol do desenvolvimento de competências de comunicação. Neste relato de prática, usámos como ponto de partida o conto infantil “O João e o Pé de Feijão”, para formulação de problemas e desenvolvimento da metodologia investigativa/experimental. Perante o questionamento sistemático foram realizadas atividades experimentais com espécies vegetais de interesse alimentar e económico, de forma a garantir a compreensão de temas como célula e seus constituintes, fotossíntese, DNA, respiração, constituintes orgânicos, tropismos, ciclo de vida, biomonitorização e contextualização Ciência Tecnologia e Sociedade.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).