Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a educação sexual em meio escolar

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Teresa Maria Morais Miguel Serradeiro Cristino Patrícia Monteiro Tiago Carvalho Amélia Moura Santos

Resumo

Neste trabalho, elaborado por três alunos da disciplina de Sociologia do 12º ano, pretende-se avaliar a perceção de alunos e professores sobre a eficácia da Educação Sexual em meio escolar. Realizámos a nossa investigação com alunos e professores numa escola com 3º ciclo e Ensino Secundário do norte do país, ao longo do ano letivo de 2012/2013.

Pretendíamos saber que conhecimentos já dominam os alunos que entram na escola (7ºano), se os alunos mais velhos (12ºano) percecionam os ensinamentos recebidos como úteis e suficientes e se os professores se sentem confortáveis e preparados para lecionar estas matérias.

Os alunos do 7º ano de escolaridade revelaram desconhecimento sobre matérias fundamentais e os alunos do 12º ano preferem discutir estes assuntos com os amigos.

A maioria dos professores considera que as horas definidas e os conteúdos são adequados, veem a Educação Sexual como uma disciplina essencial e que é efetiva na prevenção de doenças e na gravidez na adolescência mas que merece algumas alterações.

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Como citar
MORAIS, Teresa Maria et al. Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a educação sexual em meio escolar. adolesCiência, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 27-34, mar. 2017. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/201>. Acesso em: 01 dec. 2023.
Palavras-chave
Educação sexual; perceções; meio escolar.
Secção
Investigação & Práticas