Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a educação sexual em meio escolar
Main Article Content
Resumo
Neste trabalho, elaborado por três alunos da disciplina de Sociologia do 12º ano, pretende-se avaliar a perceção de alunos e professores sobre a eficácia da Educação Sexual em meio escolar. Realizámos a nossa investigação com alunos e professores numa escola com 3º ciclo e Ensino Secundário do norte do país, ao longo do ano letivo de 2012/2013.
Pretendíamos saber que conhecimentos já dominam os alunos que entram na escola (7ºano), se os alunos mais velhos (12ºano) percecionam os ensinamentos recebidos como úteis e suficientes e se os professores se sentem confortáveis e preparados para lecionar estas matérias.
Os alunos do 7º ano de escolaridade revelaram desconhecimento sobre matérias fundamentais e os alunos do 12º ano preferem discutir estes assuntos com os amigos.
A maioria dos professores considera que as horas definidas e os conteúdos são adequados, veem a Educação Sexual como uma disciplina essencial e que é efetiva na prevenção de doenças e na gravidez na adolescência mas que merece algumas alterações.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).