Que assim seja: um auto justificado na promoção do património histórico brasileiro
Main Article Content
Resumo
Este artigo apresenta o projeto “Que Assim Seja”, que através do teatro popular apresentado numa praça pública do bairro do Pilar, Duque de Caxias – RJ, teve como justificativa a promoção da Igreja Nossa Senhora do Pilar, que apesar de registada como Património Histórico Nacional, encontra-se interditada. Além disso, o espetáculo promoveu o resgate da identidade social e fomento da produção cultural na região, tendo em vista que todos os envolvidos, faziam parte da comunidade local. O artigo perpassa pela construção do espetáculo narrando todas as etapas de produção bem como as imersões nos estudos culturais sobre o património histórico. Por final, apresentamos os resultados gerados ao favor do património que por estar situado em uma região periférica da baixada fluminense, não goza de muitas políticas públicas.
Article Details
Como citar
FERREIRA CERQUEIRA, Higor Matheus da Silva; SOARES, Ana Luisa.
Que assim seja: um auto justificado na promoção do património histórico brasileiro.
adolesCiência, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 35-40, mar. 2017.
ISSN 2182-6277.
Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/204>. Acesso em: 01 dec. 2023.
Palavras-chave
Património Histórico; Cultura Popular; Teatro.
Secção
Investigação & Práticas
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).