Composição e abundância de macrófitas num troço do rio Ovelha
Main Article Content
Resumo
As macrófitas fluviais são um grupo relevante para a avaliação ecológica dos rios. Numa amostragem realizada num um troço com 100m de comprimento, a 217m de altitude no rio Ovelha, freguesia de Fornos, Marco de Canaveses, estudou-se a abundância, composição e distribuição das macrófitas.
Verificou-se que o troço estudado é pobre em macrófitas, apresentando uma riqueza específica baixa, o que poderá estar relacionado, sobretudo, com o substrato rochoso. Considerando os resultados obtidos, é fundamental que, futuramente, sejam estudadas as macrófitas conjuntamente outros elementos biológicos, no sentido de se proceder a uma correta monitorização do estado ecológico do rio Ovelha.
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).