Estudo de caso com base em inquérito sobre tradução e localização no distrito de Bragança
Main Article Content
Resumo
O Instituto Politécnico de Bragança (IPB), através do Mestrado de Tradução, oferecido pela Escola Superior de Educação, contribui significativamente para o desenvolvimento económico-social e linguístico do distrito de Bragança, nomeadamente no que diz respeito à tradução e localização de produtos e conteúdos para o nordeste transmontano ou mesmo para outras regiões ou países. Nesta escola funciona também um centro de línguas, onde estão a decorrer cursos de línguas (inglês, francês, espanhol, alemão e português) para os alunos do IPB e público externo, sendo-lhes atribuído um diploma, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, do Conselho da Europa. No Centro de Línguas, funciona ainda o Gabinete de Tradução, que realiza traduções dos certificados de habilitações dos alunos, artigos científicos, resumos de dissertações e teses, livros, guias, brochuras, entre outros documentos. O objetivo deste trabalho foi estudar o mercado da tradução e localização no distrito de Bragança, no sentido de averiguar a existência de empresas de tradução ou tradutores autónomos, os serviços que prestam e os pares linguísticos envolvidos, assim como o tipo de tradutores que realizaram e realizam estes trabalhos, auscultando se são atuais ou antigos alunos do Mestrado de Tradução do IPB ou de outros cursos. O presente estudo de caso baseou-se essencialmente em inquéritos realizados a tradutores autónomos, sugeridos pelos professores do Mestrado de Tradução ou detetados através de grupos nas redes sociais.
Palavras-chave: GILT, tradução, localização, serviços de tradução e localização
Article Details
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).