Teresa Calçada em entrevista: Ler é poder

Main Article Content

Diogo Silva Joana Ferreira Maria Inês Monteiro Lígia Arruda Maria Toscano

Resumo

Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL2027), foi entrevistada para a AdolesCiência por três alunos da Escola Secundária D. Pedro V, de Lisboa – o Diogo Silva, a Joana Ferreira e a M.ª Inês Monteiro que frequentam o 11.º ano. A professora bibliotecária da Escola, Lígia Arruda, colaborou na revisão das questões e na transcrição da entrevista; a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Margarida Toscano, apoiou os alunos na gravação da entrevista, que decorreu no espaço do PNL2027. Ao longo de cerca de meia hora, Teresa Calçada foi falando das novidades do PNL2027, do seu próprio percurso como leitora e de como pode ser a leitura a marcar a diferença ao nível da construção pessoal, social, profissional e de cidadania. Falou ainda do que na sua perspetiva é verdadeiramente importante para se aprender a ler, a ler bem, e do estatuto da leitura em sociedades onde a tecnologia e a imagem se tornaram fundamentais.
Palavras-chave: leitura, cidadania, competências, PNL2027, tecnologia.

Article Details

Como citar
SILVA, Diogo et al. Teresa Calçada em entrevista: Ler é poder. adolesCiência, [S.l.], v. 5, n. 1, p. 71-76, nov. 2018. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/242>. Acesso em: 14 nov. 2018.
Secção
Entrevista