Matemática e alunos criadores de histórias

Main Article Content

Ana Sofia Rodrigues Rézio Alunos do 7.º/8.º ano Escola EB2/3 D. Pedro IV Alunas Licenciatura em Educação Básica

Resumo

A escrita de contos que envolvessem conteúdos matemáticos foi pensada como estratégia metodológica de ensino aprendizagem, por se considerar que facilitaria o desenvolvimento de raciocínio sequencial e estruturado e promoveria a assimilação de conceitos bem como a motivação para a aprendizagem. Alguns alunos escreveram histórias nas quais incluíram aprendizagens matemáticas, criando situações problemáticas que iam sendo resolvidas de forma correta e clara, desvendando o raciocínio implicado. Posteriormente, tendo por base cada conto, a professora construiu fichas de trabalho a aplicar em sala de aula, que contribuirão para o reforço de conhecimento adquirido ou para apresentar aos alunos novos conceitos.
 Palavras-chave: Matemática; língua portuguesa; criação de histórias

Article Details

Como citar
RÉZIO, Ana Sofia Rodrigues; ESCOLA EB2/3 D. PEDRO IV, Alunos do 7.º/8.º ano; LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA, Alunas. Matemática e alunos criadores de histórias. adolesCiência, [S.l.], v. 5, n. 2, p. 84-99, dec. 2018. ISSN 2182-6277. Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/263>. Acesso em: 20 june 2019.
Secção
Relato (visita/projeto/atividade laboratorial/aula de campo)