Projeto Laços: Promoção de saúde mental com a Terapia Comunitária Integrativa – Relato de Experiência Promoção de saúde mental com a Terapia Comunitária Integrativa
Main Article Content
Resumo
A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um instrumento terapêutico brasileiro que se constitui como um espaço de convivência sociocultural, no qual as pessoas podem ouvir e falar, acolher e compartilhar problemas geradores de sofrimento quotidiano. Em articulação com a Associação dos estudantes brasileiros de uma instituição de ensino superior do norte de Portugal, foi desenvolvido o projeto Laços que decorreu entre outubro e dezembro de 2018. O presente estudo tem como objetivo descrever esse Projeto, que visou oferecer sessões de TCI para os estudantes. As rodas de terapia tiveram uma adesão relativa de estudantes, todavia, em todas elas houve pelo menos um participante novo. Os encontros foram realizados uma vez na semana, no período noturno. Os sentimentos partilhados, na sua maioria, advinham do quotidiano académico ou eram provocados pelo mesmo. Considera-se que a TCI, por meio do desenvolvimento do projeto Laços foi, na perspetiva dos estudantes, um efetivo instrumento de cuidado e promoção da saúde mental.
Article Details
Como citar
BATISTA LEITE, Lucas Rodrigo et al.
Projeto Laços: Promoção de saúde mental com a Terapia Comunitária Integrativa – Relato de Experiência.
adolesCiência, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 96-103, dec. 2019.
ISSN 2182-6277.
Disponível em: <https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/article/view/271>. Acesso em: 21 jan. 2021.
Secção
Relato (visita/projeto/atividade laboratorial/aula de campo)
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).