ABERTAS AS SUBMISSÕES PARA A QUINTA EDIÇÃO.

Informa-se que está aberto o período de submissão de trabalhos para a 5ª edição da revista até 31 de dezembro de 2017. Participe:

[Ver instruções para autores] > [Usar Modelo de artigo] > [Submeter trabalho]

ACEDA À QUARTA EDIÇÃO (2017) DA REVISTA A PARTIR DO ITEM DE MENU "ATUAL" OU CLIQUE aqui

ACEDA ÀS EDIÇÕES ANTERIORES DA REVISTA A PARTIR DO ITEM DE MENU "ANTERIORES" OU CLIQUE aqui

 

investigadores júniores

AdolesCiência é uma publicação electrónica de caráter multidisciplinar, com arbitragem científica independente e disponível em acesso aberto.

O primeiro número foi publicado, como previsto a 30 de abril de 2012. O segundo número foi publicado a 24 de dezembro de 2013. O terceiro número de 2014 em dezembro de 2014. O quarto número (março de 2017) encontra-se já disponí­vel. Não podemos, por isso, deixar de dirigir umas palavras aos que se envolveram neste projeto, que aceitaram este desafio e que tornaram esta primeira fase possível.

Agradecemos a todos os que, disponibilizando o seu tempo pessoal, aceitaram a tarefa de revisão dos trabalhos, sem a qual a edição em curso não existiria.

Felicitamos os professores que acreditaram neste projeto e confiaram nos jovens, incentivando-os a participar.

Felicitamos todos os jovens que aceitaram o desafio colocado pelos professores, se atreveram a percorrer este caminho e não desistiram quando essa era a vontade maior e a decisão mais fácil. São os primeiros jovens a desenvolver trabalhos deste género para uma revista também pioneira e isso deve ser motivo de orgulho para todos vós.

Parabéns a todos.

Certos de que a adolesCiência continuará a ser um ponto de encontro, informamos que está aberto o perí­odo de submissãoo para o quinto número.

Contamos convosco.

 

revista adolesCiência publicou Vol. 4, N.º 1, março 2017

2017-04-02

A revista adolesCiência publicou o seu último número (Vol. 4, N.º 1, março 2017), disponível em https://www.adolesciencia.ipb.ptLigação direta para a edição da revista: https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/issue/currentRevista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão PDFRevista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão flashA revista adolesCiência publicou o seu último número (Vol. 4, N.º 1, março 2014), disponível em https://www.adolesciencia.ipb.pt Ligação direta para a edição da revista: https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia/issue/current Revista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão PDF Revista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão flash A revista AdolesCiência nasceu para responder à necessidade de um espaço que ajudasse a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento sério, o espírito científico, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita, contribuindo para a literacia informacional e digital. Apesar de questionarmos a manutenção deste projeto editorial, encontramos nos alunos e professores a resposta à nossa questão: SIM (yes, we can)... daremos continuidade à publicação e difusão de textos originais e inéditos resultantes da pesquisa científica ou da revisão de literatura e recensões críticas, submetidas por jovens que se encontrem a frequentar o 3º ciclo do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e de Licenciatura ou de Mestrado (preferencialmente em coautoria com os mais novos) e que queiram partilhar as suas experiências, investigações e reflexões, continuando a providenciar aos alunos a oportunidade de expressarem as suas perspetivas de um ponto de vista científico nas mais diversas áreas do conhecimento. Esta 4.ª edição da Revista AdolesCiência apresenta diversos trabalhos destes últimos 2 anos que incidem em várias áreas do conhecimento, continuando a demonstrar que os jovens também podem construir e divulgar conhecimento com seriedade. Não esqueça, a AdolesCiência é a tua/sua/vossa revista!   Concluída esta quarta edição, não podemos deixar de vos agradecer pela participação neste projeto. Certos de que a adolesCiência continuará a ser um ponto de encontro, informamos que está aberto o período de submissão para o quinto número.   Contamos convosco.   Revista adolesCiência Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Bragança http://facebook.com/revistaadolesciencia

Revista adolesciência (Vol.3 Nº1 dezembro 2014)

2015-01-28

Assinalando os 32 anos do Instituto Politécnico de Bragança e a sua ligação à  comunidade, em geral, e às escolas, em particular, a revista Adolesciência acaba de publicar o seu último número (Vol.3 Nº1 dezembro 2014), disponí­vel em https://www.adolesciencia.ipb.pt/index.php/adolesciencia. Aceda aos artigos e outros trabalhos do vosso interesse.3ª EDIÇÃO da REVISTA A PARTIR DO ITEM DE MENU "ATUAL" OU aqui

A conclusão de uma etapa

2012-03-09

AdolesCiência é uma jovem revista com a primeira edição prevista para o final de Abril. A data limite de submissão de trabalhos para o primeiro número já está encerrada e foi com grande satisfação que processamos cerca de três dezenas de manuscritos que se encontram neste momento em revisão.

v. 4 n. 1 (2017): adolesCiência

A revista AdolesCiência nasceu para responder à necessidade de um espaço que ajudasse a desenvolver nos jovens a procura de conhecimento sério, o espírito científico, o respeito pela autoria e as competências de leitura e escrita, contribuindo para a literacia informacional e digital. Apesar de questionarmos a manutenção deste projeto editorial, encontramos nos alunos e professores a resposta à nossa questão: SIM (yes, we can)... daremos continuídade à publicação e difusão de textos originais e inéditos resultantes da pesquisa científica ou da revisão de literatura e recensões críticas, submetidas por jovens que se encontrem a frequentar o 3º ciclo do ensino básico e secundário ou por alunos dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) e de Licenciatura ou de Mestrado (preferencialmente em coautoria com os mais novos) e que queiram partilhar as suas experiências, investigações e reflexões, continuando a providenciar aos alunos a oportunidade de expressarem as suas perspetivas de um ponto de vista científico nas mais diversas áreas do conhecimento.Esta 4.ª edição da Revista AdolesCiência apresenta diversos trabalhos destes últimos 2 anos que incidem em várias áreas do conhecimento, continuando a demonstrar que os jovens também podem construir e divulgar conhecimento com seriedade.Não esqueça, a AdolesCiência é a tua/sua/vossa revista!Revista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão PDFRevista adolesCiência - março, vol4, nº1, 2017 - Versão flash

Publicado: 2017-03-12

Projeto CiêTeL – Ciências, Tecnologia e Línguas

Nuno Paula Santos, Mariana Miranda, Isabel Ramos, Aldina Pereira

5-12

Laboratório de música: cantar para aprender

Isabel Ribeiro Castro, Pedro Caetano, Ivan Costa, Samuel Sequeira, Patrícia Pinto

13-26

Avaliação da perceção de alunos e professores sobre a educação sexual em meio escolar

Teresa Maria Morais, Miguel Serradeiro Cristino, Patrícia Monteiro, Tiago Carvalho, Amélia Moura Santos

27-34

Que assim seja: um auto justificado na promoção do património histórico brasileiro

Higor Matheus da Silva Ferreira Cerqueira, Ana Luisa Soares

35-40

Hábitos alimentares de adolescentes diabéticos

António Fernandes, Helena Cunha, Maria João Neto, Mariana Pereira, Susana Pinto, Ana Maria Pereira

41-50

Relação entre a adesão à Dieta Mediterrânica e o Desempenho Escolar em adolescentes do Norte de Portugal

António Fernandes, Cristina Cardoso, Diana Pereira, Filipa Carneiro, Mariana Almeida, Vera Ferro Lebres

51-60

Relação entre os conhecimentos nutricionais e imagem corporal em adolescentes

António Fernandes, Alexandra Lemos, Carla Bonifácio, Cláudia Caldeirita, Raquel Francisco, Vera Ferro Lebres

61-74

Localização de Software e Páginas Web

Joao Daniel Dias, Vitor Gonçalves

85-90

Modelo GILT

Tânia Marisa Nogueiro Garcia, Vitor Gonçalves

96-103

As pequenas memórias de Saramago

Rodrigo Duarte Braga, Maria Manuel dos Santos

104-105

Islão, a verdade atrás da mentira

Ana Raquel Moura Teixeira

106-107

É a desobediência civil eticamente aceitável?

Teresa Maria Morais, Alice Ribeiro Martins

108-109

Composição e abundância de macrófitas num troço do rio Ovelha

Sofia Pimenta Salomé Pimenta, 31 alunos Marco de Canavezes, Porto

110-119

“A Abóbada não caiu… a abóbada não cairá!” Visita de Estudo ao Mosteiro da Batalha

Filomena Maria Fontes Pedroso, Turma 11.º Curso de Línguas e Humanidades

120-123

tendArmada: um evento académico artístico

Rúben Azevedo, Vitor Gonçalves, Leonor Afonso

124-128

Ver Todas