A época natalícia de 2019 e de passagem de ano para 2020, onde continua a imperar o consumismo excessivo, provavelmente mais do que noutras épocas ao longo do ano, é já também sinónimo da publicação de mais uma edição da revista adolesCiência. Convidamos, uma vez mais, as comunidades educativas dos ensinos básico, secundário e superior a ler e partilhar junto dos seus pares este volume, composto por 8 artigos, 2 relatos e 1 entrevista, que evidencia alguns dos bons exemplos da investigação científica que se produz nestes níveis de ensino. Com esta edição, celebramos oito anos de existência e encerramos esta década relembrando alguns dados da nossa existência: 90 publicações em 6 volumes e 7 números, da autoria de 318 autores (260 alunos e 58 professores), sendo 47 trabalhos do ensino não superior e 43 trabalhos do ensino superior (53 artigos de investigação & práticas, 14 recensões críticas, 7 entrevistas e 16 relatórios de projeto, de visitas de estudo ou de experiências). Numa era caracterizada pela globalização, competitividade, empreendedorismo, inovação, alterações climáticas, mobilidade em todos os setores, mudanças constantes nas políticas económicas, sociais e educativas, entre outras, renovamos o incentivo à participação, na próxima edição da revista adolesCiência, de todos os alunos e professores dos ensinos básico, secundário e superior. Deixamos um especial agradecimento aos autores (alunos e seus professores), aos revisores, redatores e a todos aqueles que, direta ou indiretamente, participaram nas fases de redação, submissão, revisão, diagramação, desenho gráfico e avaliação da presente edição, em particular. Reiteramos o desafio a todas as comunidades educativas, independentemente do seu agrupamento, escola ou localização geográfica, a participar no próximo volume e edição da adolesCiência, cujo prazo de submissão estará aberto até maio de 2020.     26 de dezembro de 2019, Vitor Barrigão Gonçalves (Diretor da revista adolesCiência)

Publicado: 2019-12-28

Contraceção Oral de Emergência em Estudantes do Ensino Superior de uma Escola de Saúde

Ana Margarida Pimentel Caetano Monteiro, Zuleica Alexandra Neto Pires, Maria Helena Pimentel, Maria Augusta Pereira da Mata

18-33

Fanfiction: definição e contribuições para literatura

Eloá Gaspar Barreto, Cláudia S. N. Martins

34-41

The role of literary competitions in developing students’ writing

José Luís de Castro, Cláudia S. N. Martins

42-51

Bioinformática aplicada à caracterização de íntrons

Darling de Andrade Lourenço, Altino Branco Choupina

62-70

Localizador vs. Tradutor

Patrícia Ferreira Sousa, Vítor Gonçalves

71-80

Projeto Laços: Promoção de saúde mental com a Terapia Comunitária Integrativa – Relato de Experiência

Lucas Rodrigo Batista Leite, Maria Augusta Pereira da Mata, Cássia Maria Carraco Palos, Rosa Lúcia Rocha Ribeiro, Kaique Saimon Lemes Farias Rodrigues

96-103

To wake up a sleeping dragon with no armour

Teresa Leão, Cláudia S. N. Martins

104-106

Promover o Pensamento Crítico - Entrevista a Caroline Dominguez

Sara Silva, Filipa Lisboa, Teresa Maria Morais

108-112